Casa no Príncipe Real

Casa no Príncipe Real – Descrição / texto

Localizado a poucos metros do Jardim do Príncipe Real em Lisboa, este lote de 41 m² permite a construção de um pequeno edifício urbano com 5 pisos destinado a habitação para uma família.

A exiguidade do terreno levou-nos a uma organização em que cada piso tem uma função e uma disposição diferentes e todos comunicam através de um átrio vertical de geometria variável, proporcionando um percurso cadenciado e progressivo, banhado por luz natural. Além das suas qualidades espaciais, o átrio funciona como uma chaminé térmica para arrefecimento passivo durante a Primavera e o Verão e permite uma renovação de ar constante durante todo o ano.

O revestimento da fachada resulta de uma abordagem contemporânea ao azulejo do edifício anterior, que estava em avançado estado de degradação. Definimos um conjunto de regras para transformar o motivo decorativo do azulejo original num padrão abstracto que se materializa em 3 media distintos: uma base de azulejo liso, um corpo de azulejo com baixo-relevo e um entablamento de metal perfurado, permeável à luz.

A dificuldade de instalação de um estaleiro de obra convencional num terreno tão pequeno levou-nos a optar por um sistema de construção de aço leve - LSF - que tem um desempenho térmico e acústico excelente. É o primeiro edifício construído com este sistema em Lisboa.


Azulejo

A estampa do azulejo original é convertida no baixo-relevo verde oceano do azulejo novo.


Desenhos


Processo

Construção

Espaços & Casas

Espaços & Casas T7 E2 - Reportagem semanal sobre arquitectura transmitida na SIC Notícias (canal de televisão nacional). A Casa no Príncipe Real aparece entre 07:05 min e 11:50 min.

Casa Report

Casa Report T2 E22 - Reportagem semanal sobre arquitectura transmitida na RTP3 (canal de televisão nacional). A Casa no Príncipe Real aparece entre 01:29 min e 05:15 min.

Prémio Ascer 2014

Pequeno documentário de Sergio Romero apresentado durante a cerimónia de entrega do Prémio Ascer de Arquitectura em Valência, Espanha.


Ficha técnica

Local
Lisboa
Data
2007 - 2013
Área Construída
205 m²
Área do Terreno
41 m²

Arquitectura
Vasco Correia e Patrícia Sousa
Colaboraram
Tiago Garrido e Jonas Grinevicius

Fotografia
Nelson Garrido