Casa Tropical

Casa Tropical – Descrição / texto

Mundaú é uma aldeia de pescadores numa praia imensa do Ceará, no Nordeste do Brasil. 3º 10’ 42.51” a Sul do Equador, os anos dividem-se em estação húmida e estação seca, com temperaturas entre 22ºC e 33ºC. A chuva intensa de Janeiro a Junho garante um solo fértil, onde a vegetação floresce e frutifica até Dezembro.

Os clientes queriam uma casa de férias com 3 quartos que oferecesse amplas possibilidades de contacto com a natureza. Substituímos a solução convencional em arquitectura doméstica – um volume compacto com circulação interior – por uma galeria exterior que envolve os 3 pisos da casa e que corresponde a 50% da área total. A pele de madeira que reveste a galeria e o telhado suspenso protegem a casa do Sol mas mantêm-na permeável ao vento fresco de Sul, dispensando o uso de ar condicionado.

Criámos sistemas para que a terra, o Sol e a sombra, os coqueiros e outras árvores, as dunas e o mar, complementassem o desenho da casa, sugerindo uma experiência condensada e sensual da natureza próxima e distante.


Desenhos


Processo

Construção

Les Echos du Vent

Documentário sobre arquitectura sustentável transmitido na France 5 (canal de televisão nacional). A Casa Tropical aparece entre 00:44 min e 10:17 min.

Tropicalismo


Ficha técnica

Local
Mundaú, Ceará, Brasil
Data
2007 - 2008
Área Construída
396 m²
Área do Terreno
2400 m²

Arquitectura
Vasco Correia e Patrícia Sousa

Fotografia
Nic Olshiati