Edifício na Baixa

Edifício na Baixa – Descrição / texto

Este edifício pertence ao plano de 1755 mas sofreu várias alterações significativas ao longo da sua vida e hoje esconde, por trás da fachada original, uma grande heterogeneidade na organização, estrutura, materiais e usos dos pisos. Os clientes pretendem transformá-lo num edifício de apartamentos para arrendamento de curta duração mas querem manter em aberto a passagem a arrendamento de longa duração.

A escada existente serve 2 apartamentos por piso através de um pequeno patamar e após a renovação teremos 3 a 4 apartamentos por piso - servidos por escada e elevador - e por isso prolongamos o patamar transformando-o numa galeria que circunda a escada e lhe traz luz natural. A galeria permite uma flexibilidade total no dimensionamento dos apartamentos: podemos ter 6 apartamentos pequenos num piso e 2 apartamentos grandes no piso acima; se os clientes optarem por orientar o edifício para arrendamento de longa duração podemos juntar ou dividir apartamentos mais facilmente.

Os apartamentos exploram um diálogo entre os elementos tradicionais que ainda podem ser restaurados e elementos novos vestidos de materiais e cores que evocam os interiores de 1755 com uma nova lógica construtiva e espacial.


Apartamento T1
Apartamento T2

Apartamentos


Processo


Ficha técnica

Local
Lisboa
Data
2013
Área Construída
1400 m²
Área do Terreno
215 m²

Arquitectura
Vasco Correia e Patrícia Sousa
Colaborou
Tiago Garrido