Educadromo

Educadromo – Descrição / texto

Este projecto tem um programa e um terreno definidos mas o objectivo do nosso cliente é construir várias escolas semelhantes. Por isso este projecto é replicável - mantém a sua validade num tecido urbano consolidado, numa área de expansão urbana ou num meio rural - e adaptável - mantém a sua validade funcional, construtiva e energética numa escola de 12, 24 ou 48 salas de aula.

Em vez de projectarmos a partir do contexto, procurámos os aspectos fundamentais do programa de uma escola e da sua relação com o mundo exterior. Começámos pela análise das relações de proximidade de cada espaço - uma sala de aula deve estar próxima a outras salas de aula e a um espaço de educação plástica, deve ter acesso directo ao recreio mas deve ser protegida do exterior... e assim por diante - até chegarmos a um diagrama funcional com todas as relações de proximidade: uma "argola de espaços" que circunda o recreio - o coração da escola. A argola tem inúmeras vantagens funcionais - a segurança e supervisão das crianças no recreio, normalmente assegurada por uma vedação, é obviada pelo próprio edifício de forma subtil mas eficaz -, vantagens construtivas - o círculo é a figura que contém a maior área com o menor perímetro por isso obtemos mais espaço com menos material - e vantagens energéticas - a circulação actua como um amortecedor térmico e todos os espaços de permanência ficam protegidos do Sol.

O círculo é ainda a única figura sem orientação nem hierarquia entre as partes, ou seja, a identidade da escola é igualmente marcante em contextos completamente diferentes. A excentricidade entre os círculos exterior e interior permite acomodar espaços com larguras tão diferentes como as salas de aula - 8 m - e o polidesportivo exterior coberto - 16 m.


Modelo 3D


Processo


Ficha técnica

Local
Bengo, Angola
Data
2011
Área Construída
1865 m²
Área do Terreno
4443 m²

Arquitectura
Vasco Correia e Patrícia Sousa
Colaborou
Tiago Garrido